Um tubarão foi visto nas águas da praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Natal, na manhã desta segunda-feira (5). Vídeos feitos com celular mostram o animal deslizando pela água em uma parte rasa da praia, perto do Morro do Careca.
Uma das imagens foi registrada pelo promotor de vendas Felipe Guimarães, que foi à praia aproveitar seu dia de folga. De acordo com ele, o animal voltou para a parte mais funda da água pouco tempo depois sem intervenção dos banhistas.
"Quando fui encostando aqui vi a população saindo de dentro da água e fui verificar o que era. Quando cheguei, me deparei com o tubarão. As pessoas assustadas. Mas foi uma média de cinco minutos, ele nadando aqui perto do pessoal, e voltou", contou.
Ainda segundo a testemunha, pescadores que estavam no local falaram para as pessoas que o animal seria de uma espécie inofensiva.
Segundo Lucas Werner, presidente da Associação Tubarões da Costa, o animal que aparece nas imagens é um tubarão-lixa. Ele afirma que a espécie é comum no litoral potiguar e é considerada ameaçada de extinção. A captura é proibida.
"Com o início do verão, as águas ficam mais quentes, então esses animais, especialmente os jovens, se aproximam mais da costa, principalmente devido à oferta de alimento", explicou.
Ainda de acordo com ele, esse tipo de tubarão se alimenta por meio de sucção e não tem a mandíbula projetada. Apesar disso, pode morder um braço ou a perna de um humano caso sinta-se ameaçado.
"Caso alguém se depare com um animal como esse, deve sair da água tranquilamente, sem fazer alarde e grande movimentação e orientar as outras pessoas também nesse sentido", explicou.
O pesquisador ainda considerou que a engorda da praia de Ponta Negra pode ter aproximado o humano da área onde esses tubarões já ficavam anteriormente, porém, a confirmação disso dependeria de pesquisas científicas e monitoramento dos animais. "Não há nada confirmado ainda", pontuou.
