Compartilhar nas Redes Sociais!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Blog JS News | Julgamento do Ditador Nicolás Maduro nos EUA pode levar mais de um ano

Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, capturados no último sábado (3) pelos Estados Unidos, foram encaminhados para o Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, considerado um dos piores centros penitenciários americanos, onde deverão permanecer até o julgamento, que pode se estender por mais de um ano. A informação é da correspondente internacional Priscila Yazbek, ao Live CNN.

Siga a CNN Brasil no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo
"Uma questão importante é o tempo do julgamento. Há uma expectativa de que o júri seja formado para o julgamento e uma sentença só seja apresentada pelo menos depois de um ano", aponta Yazbek: "Por se tratar de um ex-líder de uma nação soberana, esse tempo pode ser ainda maior".

O tribunal do Distrito Sul de Manhattan, em Nova York, recebeu nesta segunda-feira (5) a primeira audiência do processo contra o líder venezuelano. O local está cercado por forte esquema de segurança, com grades separando jornalistas, manifestantes e transeuntes nas ruas próximas ao centro financeiro da cidade.

As acusações contra Maduro, que começaram a ser formuladas ainda em março de 2020, durante o primeiro mandato de Donald Trump, incluem narcoterrorismo e participação em redes de narcotráfico. Segundo a justiça americana, ele teria atuado como líder de cartéis ou facilitado a entrada de drogas provenientes de países como México, Colômbia e Equador nos Estados Unidos, usando a Venezuela como país de trânsito.

O Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, para onde Maduro e sua esposa foram levados, é conhecido por suas condições desumanas. Há relatos de que, em 2019, o local chegou a ficar com o sistema de calefação desligado durante uma semana com temperaturas negativas. Além disso, existem denúncias de abusos, estupros e infestação de ratos, com juízes americanos já tendo se manifestado sobre as condições precárias de saúde e higiene do estabelecimento.

Especialistas apontam que o processo contra Maduro pode se estender por mais de um ano, tempo considerado normal para casos de grande repercussão. No entanto, por se tratar de um ex-líder de uma nação soberana, esse prazo pode ser ainda maior até que seja formado um júri e apresentada uma sentença definitiva.

Durante coletiva realizada no sábado, Donald Trump mencionou abertamente os interesses dos Estados Unidos no petróleo venezuelano, revelando motivações geopolíticas por trás das ações contra a Venezuela, que vão além do combate ao narcotráfico. Nos últimos dias, os Estados Unidos realizaram 25 ataques que deixaram 105 mortos no Mar do Caribe e no leste do Pacífico, justificados pelo governo americano como parte de operações contra o tráfico de drogas.

CNN Brasil