PATROCINADOR MASTER

COMPARTILHAR!

terça-feira, 16 de abril de 2024

Blog JS - PREOCUPANTE: Vazamento na parede do açude de Boqueirão em Cajazeiras na Paraíba preocupa moradores com possibilidade de rompimento. Confira

Os vídeos que circularam pelas redes sociais no final da tarde desta terça-feira (16 de abril de 2024) estão causando preocupação entre os habitantes de São Gonçalo, Várzeas de Sousa e demais localidades, no Sertão da Paraíba.

Problemas de vazamento em uma obra na barragem do açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, estão levantando o alerta de possível rompimento, o que poderia afetar a população local e a de Sousa.

Conforme evidenciado nos vídeos compartilhados, o vazamento na área do açude aumentou consideravelmente no final da tarde de hoje. A situação é ainda mais preocupante devido às intensas chuvas que assolam a região.

Até o momento, as autoridades não emitiram posicionamento oficial quanto ao risco de rompimento da barragem, mesmo após a divulgação dos vídeos pelos moradores de Boqueirão.

Com o aumento do nível das águas, diversos lotes das Várzeas de Sousa já estão completamente alagados.

A prefeitura de Aparecida emitiu um comunicado no início da noite, se prontificando a ajudar as famílias que necessitem ser deslocadas de suas casas.

ATUALIZAÇÃO DO DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) emitiu nota à imprensa no começo da noite.

De acordo com a nota, devido as fortes chuvas na região do açude, o DNOCS está desde esta segunda-feira (15.abr.2024) monitorando em tempo real a situação de Engenheiro Ávidos.

As informações repassadas à imprensa por parte do DNOCS são que as comportas do açude estão com as lâminas com abertura maior para fazer com que a água do açude baixe. O órgão afirma que o nível de água do manancial já baixou cerca de 10cm.

A imprensa noticia que o buraco com a vazão de água (vídeos abaixo) já foi tampado por parte das equipes do DNOCS que estão trabalhando no local, descartando, até o momento, qualquer perigo de uma tragédia.

Mais informações, caso necessário, a qualquer momento

Diário do Sertão

Obrigado a todos por mais de 7 milhões e 900 mil visualizações!