PATROCINADOR MASTER

COMPARTILHAR!

quinta-feira, 4 de junho de 2020

JS - EXEMPLO! Florianópolis completa hoje (4) um mês sem uma morte por coronavírus. Confira


IMAGEM DA INTERNET
Nesta quinta-feira (4), a cidade de Florianópolis completa 30 dias sem ter nenhuma morte pela Covid-19. O último óbito registrado na capital do Estado foi de um homem de 80 anos. E essa sétima morte foi divulgada no boletim do governo de SC no dia 4 de maio.


Desde o início da pandemia o município acumula 710 confirmações pelo vírus, deixando de ser a cidade com mais números de casos no estado no fim de maio, figurando como a terceira no momento, atrás de Concórdia (955) e Chapecó (944).

O prefeito municipal, Gean Loureiro (DEM) afirma, em sua conta no twitter, que a cidade “não fez nada de extraordinário”, somente teria analisado e adotado medidas comprovadamente eficazes, como isolamento social, rastreamento de casos e testagem ampla.

“Por aqui já fizemos as movimentações com medidas restritivas após 1 dia do primeiro caso confirmado na cidade. Fizemos movimentações mais amplas e no tempo certo, respeitando o ciclo de vida viral. Além disso as fiscalizações da Vigilância Sanitária sobre os locais que poderiam ou não estarem abertos fez toda a diferença”, afirma o secretário de saúde, Carlos Alberto Justo da Silva

“Baseamos nossas decisões em estudos, métricas e principalmente em como o vírus se comportava na cidade”, acrescenta.

Uma das medidas particulares, decidida em nível estadual, foi o veto do transporte público, que seguiu funcionando na maioria do país. Nesse quesito, a capital catarinense foi considerada exemplar pelos infectologistas Antônio Mazzei e Fábio Gaudenzi, que atestaram que a suspensão do serviço é muito mais eficaz do que demais medidas de prevenção.

Da mesma forma, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou o estado catarinense como o terceiro em medidas de restrição na primeira quinzena de abril.

“Aqui no Brasil, o Sul do país, sobretudo a Grande Florianópolis, tem sido a região nacional de maior destaque. Veja, Santa Catarina foi o estado pioneiro nas medidas de distanciamento, inclusive no fechamento de estabelecimentos comerciais. Florianópolis tem testado assintomáticos em drive-thru, o que é uma oportunidade de detectar pessoas infectadas e isolá-las, bem como os seus contatos”, afirma Mazzei.

Retomada do transporte coletivo

Com o retorno dos ônibus na capital prevista para o dia 17 de junho, o município passa a adentrar ao chamado “novo normal” que, segundo a Secretaria de Saúde, deve ser “baseado em dados” e passível de reajustes, caso necessário.

Em se tratando de uma possível segunda onda, no futuro, a pasta afirma que ações e vetos no início dos sinais devem ser a maneira da capital lidar com a pandemia.

“O melhor exemplo foi a ação precoce, que é embasada amplamente na literatura. Os piores exemplos foram as aberturas apressadas e com pouco espaçamento entre cada uma. Por aqui estamos focando em nossas ações e nos números que elas tem refletido na cidade, como o de 30 dias sem mortes pelo novo coronavírus”, declara.

Pesquisa da Internet

SIGA BLOG JS MATÉRIAS 100% VERÍDICAS.

SIGA👨‍👩‍👧‍👦FAMÍLIA-JS

MANDE UM OI PARA O
N°9-8890-6282 E PARTICIPE!

OBRIGADO A TODOS POR MAIS DE 4.370.000.VISUALIZAÇÕES

OBS: O ADMINISTRADOR DOS GPS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS LEITORES.

PARA EVITAR O CONTÁGIO DO COVID-19 FIQUE EM CASA.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA FORÇA.