Um tornado atingiu a cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira, segundo a Defesa Civil do estado. Parte do aeroporto foi destruída com o fenômeno, levando ao cancelamento de voos e à interrupção das operações por tempo indeterminado.
Ainda segundo a Defesa Civil, a identificação do fenômeno foi possível através da análise dos resultados do radar meteorológico, que apontaram a presença de detritos levantados pela força dos ventos e a observação de giros de vento no interior da tempestade intensa, que provoca a formação de um redemoinho de ar. A combinação desses elementos, segundo o órgão, reforça a confirmação da ocorrência do tornado.
Um drone será utilizado para avaliar a intensidade do fenômeno e a extensão da área afetada assim que as condições metereológicas estiverem melhor para o voo.
Na cidade, as aulas da rede municipal e das escolas particulares foram suspensas.
'Suspensão por tempo indeterminado'
O aeroporto de Chapec teve parte da estrutura destruída com a passagem do tornado. Uma armação de metal voou e atingiu a fiação da rua e vidros foram quebrados com a intensidade do temporal. Não há informações sobre feridos.
A Voe Xap, concessionária do Aeroporto de Chapecó, disse que as operações estão "suspensas por tempo indeterminado" em razão do tornado. Ainda segundo a empresa, vistorias de infraestruturas estão sendo realizadas para que as operações possam ser normalizadas.
A concessionária orienta ainda que os passageiros não se dirijam ao aeroporto neste momento e entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para obter informações sobre os voos.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta ainda para temporais no Extremo Oeste do estado, região de Chapecó, Oeste e parte do Meio-Oeste. Nestas regiões a previsão é de raios, rajadas de vento e alagamentos para esta tarde.
Instruções para as regiões afetadas:
Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O Globo
