Levantamentos consolidados no fim de setembro colocam Lula e Flávio Bolsonaro na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto
A disputa pela Presidência da República chega aos últimos dias antes do primeiro turno de 2026 concentrada principalmente em dois nomes: Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Os agregadores de pesquisas nacionais divulgados no fim de setembro mostram os dois candidatos à frente dos demais concorrentes.
Segundo o Agregador de Pesquisas TMC, atualizado em 29 de setembro, Lula aparece com 39,7% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 36,3%. Augusto Cury (Avante) tem 6,1%; Renan Santos (Missão), 3,6%; Ronaldo Caiado (PSD), 3,4%; Romeu Zema (Novo), 1,3%; e Samara Martins (UP), 1,0%.
Outro levantamento consolidado, do Contexto em Pauta, considera oito pesquisas nacionais realizadas nos últimos sete dias, reunindo 23.021 entrevistas. Nesse agregado, atualizado em 28 de setembro, Lula registra 42,1%, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 39,9%.
Os números variam conforme os institutos, períodos de coleta e metodologias utilizadas. Por isso, os agregadores devem ser entendidos como uma forma de reunir diferentes levantamentos e identificar tendências gerais, e não como uma previsão do resultado das urnas.
Pesquisas recentes
Nos levantamentos individuais mais recentes, Lula também aparece numericamente à frente no primeiro turno.
Na pesquisa Datafolha divulgada em 28 de setembro, Lula tinha 40% das intenções de voto, contra 36% de Flávio Bolsonaro. Augusto Cury aparecia com 5%, Ronaldo Caiado com 4% e Renan Santos com 3%. A margem de erro era de dois pontos percentuais.
Já a Quaest, divulgada em 28 de setembro, apontou Lula com 39% e Flávio Bolsonaro com 34% no cenário estimulado de primeiro turno.
Segundo turno aparece mais equilibrado
Nos cenários de segundo turno, a diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro fica ainda menor.
O agregador TMC, atualizado em 29 de setembro, registra 44,9% para Flávio Bolsonaro e 44,7% para Lula em um eventual confronto entre os dois.
No agregado do Contexto em Pauta, atualizado em 28 de setembro, Flávio aparece com 46,3%, contra 45,4% de Lula no mesmo cenário.
O Datafolha, por sua vez, encontrou 47% para Lula e 45% para Flávio Bolsonaro, resultado dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Cenário ainda pode mudar
Novos levantamentos nacionais estão previstos para os últimos dias antes da votação. Segundo levantamento da CNN Brasil, há pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral com divulgação prevista entre 1º e 3 de outubro, incluindo novas rodadas de Datafolha, Quaest, AtlasIntel, Futura/Apex, MDA/CNT, Palver e PoderData.
Assim, os dados disponíveis no fim de setembro mostram uma disputa presidencial concentrada entre Lula e Flávio Bolsonaro, com diferenças que variam de acordo com o instituto e com o cenário analisado. Os números representam o momento em que as entrevistas foram realizadas e não constituem previsão do resultado das urnas.
Fonte: Agregador TMC; Contexto em Pauta; Datafolha; Quaest; CNN Brasil
