Um alerta sonoro extremo da Defesa Civil foi enviado a celulares de moradores de diversas cidades do Brasil entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada deste sábado (20). As mensagens traziam a palavra "misantropia", ou variações, e não estavam ligadas a nenhuma situação real de risco. Em alguns locais, o alerta mencionava um "ataque alienígena".
A Defesa Civil Nacional informou que a plataforma usada para o envio dos alertas foi retirada do ar à 1h30 deste sábado (20), depois de sofrer uma invasão. Segundo o órgão, o disparo foi feito remotamente por alguém sem autorização e pode ter sido resultado de um ataque hacker
"A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas", disse em nota.
O episódio foi relatado por moradores de cidades como:
Curitiba
São Paulo
Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Brasília
Salvador
Campo Grande.
O alerta gerou surpresa e confusão nas redes sociais, já que o termo não tem relação com fenômenos climáticos ou situações de emergência. "Misantropia" significa aversão ou rejeição à humanidade, podendo também se referir a isolamento social, melancolia ou profunda tristeza.
➡️ O sistema da Defesa Civil emite sons e mensagens para moradores de regiões sob risco de desastres, como fortes chuvas. Os alertas aparecem em formato pop-up no celular, que se sobrepõem ao conteúdo exibido na tela.
Além do alerta sonoro, moradores do Rio de Janeiro também relataram ter recebido mensagens de texto com conteúdo incomum. Em um dos registros enviados ao g1, a mensagem atribuída à Defesa Civil dizia: “misantropo ADRESS RJ burros dms pprt”. O texto, com erros de escrita e sem contexto, reforçou a suspeita de falha ou uso indevido do sistema.
