A cor da água do mar de Pipa, no município de Tibau do Sul (RN), vem apresentando coloração avermelhada nos últimos dias e tem chamado a atenção de visitantes de praias paradisíacas em um dos principais destinos turísticos do Nordeste. O caso está sendo investigado por especialistas.
Neste domingo (2), vídeos da maré vermelha circularam e mostraram a água colorida entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas. Contatada pelo UOL, a prefeitura não soube informar se a coloração seguia hoje e se havia, consequentemente, trechos de praias interditados.
Em nota, a Prefeitura de Tibau do Sul informou que acionou "órgãos ambientais competentes para que realizem as devidas análises e emitam um diagnóstico técnico sobre as causas do fenômeno".
"A expectativa da gestão municipal é de que as instituições ambientais realizem a investigação adequada e apresentem as recomendações necessárias para garantir a preservação ambiental e a segurança da população e dos visitantes."
O Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN) afirmou ao UOL que vai solicitar análise da água do mar de Pipa por meio do programa de balneabilidade das praias.
Especialistas explicam que a "maré vermelha" é um fenômeno provocado pelo crescimento excessivo de algas, que podem liberar ou não toxinas. O fenômeno é causado pelo aumento de temperatura, salinidade, excesso de nutrientes, entre outros fatores. Carga orgânica elevada também pode contribuir com o tempo de permanência dessas marés.
Uol
Obrigado a todos por mais de 9 milhões e 810 mil visualizações!
