PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR MASTER

Compartilhar nas Redes Sociais!

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Blog JS News | Por que está ventando tanto no RN e litoral tem chuvas fora de época?

Foto Reprodução da Internet
Dois fenômenos considerados "fora de época" chamam atenção da população do Rio Grande do Norte neste fim do mês de outubro em 2025: ventos intensos registrados em todo o estado e chuvas diárias no litoral potiguar.

Um deles tem relação direta com o outro, segundo explica o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn).

A chuva registrada nas cidades litorâneas é causada justamente pela umidade trazida pelos fortes ventos do mar para o continente.

Segundo o especialista, a junção de dois fatores favoreceu a circulação de fortes ventos no estado:

A presença de uma La Niña fraca no Oceano Pacífico - fenômeno climático natural caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano. "Isso já interfere no Nordeste porque evita a formação de bloqueios atmosféricos, o que faz com que o vento transite com mais facilidade”, detalha o meteorologista.

Por outro lado, os ventos são "patrocinados" e mantidos mais fortes pela condição no Oceano Atlântico Sul, que também está com água mais fria, o que faz com o que o centro de alta pressão do oceano fique mais intenso e a massa de ar seja "empurrada" para a terra, onde a pressão é menor.
"Normalmente as rajadas mais fortes acontecem entre 9h até 16h ou 17h, exatamente quando a pressão atmosférica sobre o continente fica menor. Então os ventos "ocupam" a região com mais intensidade", explica Bristot.

31 cidades do RN estão sob alerta para ventos costeiros.

G1-RN

Obrigado a todos por mais de 9 milhões e 660 mil visualizações!