PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR MASTER

Compartilhar nas Redes Sociais!

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Blog JS News | Ex-presidente Francês Nicolas Sarkozy chega à prisão em Paris para cumprir cinco anos de prisão

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy chegou à prisão, nesta terça-feira (21), para cumprir pena de cinco anos por conspiração para arrecadar fundos de campanha da Líbia.

Sarkozy deixou sua casa por volta das 4h15, no horário de Brasília, e chegou à prisão de La Santé, de segurança máxima, em Paris, cerca de 20 minutos depois. Ele estava acompanhado de sua esposa, a cantora Carla Bruni, na chegada ao presídio.

Sarkozy será mantido em uma cela individual com dimensões entre 9 e 12 metros quadrados, chuveiro privativo, TV e telefone fixo (leia mais abaixo). Seu advogado afirmou que protocolou nesta terça um pedido de liberdade para o ex-presidente, que escreverá sobre seu tempo na prisão.

Sarkozy, que foi presidente conservador da França entre 2007 e 2012, tornou-se nesta terça o primeiro ex-líder francês a ser preso desde o colaborador nazista Marechal Philippe Pétain, após a 2ª Guerra Mundial.

“Não tenho medo da prisão. Vou manter minha cabeça erguida, inclusive nos portões da prisão”, disse Sarkozy ao jornal francês "La Tribune Dimanche" antes de sua prisão.

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy deixa sua casa com a esposa Carla Bruni para ir à prisão e começar a cumprir pena de cinco anos — Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters

Durante seu deslocamento, o ex-presidente reiterou sua inocência em um comunicado divulgado na rede social X. "Quero lhes dizer, com a força inabalável que é a minha, que não é um ex-presidente da República que está sendo preso esta manhã — é um inocente", diz o pronunciamento.

"Continuarei a denunciar este escândalo judiciário, esta via-crúcis que sofro há mais de dez anos. Eis, portanto, um caso de financiamento ilegal sem o menor financiamento. Uma investigação judicial de longo prazo iniciada com base em um documento cuja falsidade agora está comprovada", completou.

Sebastien Cauwel, chefe do sistema prisional do país, incluindo a prisão de alta segurança La Santé, onde Sarkozy será encarcerado, afirmou que o ex-presidente ficará em isolamento.

“Ele poderá acessar o pátio de exercícios sozinho, duas vezes ao dia, terá acesso a uma sala de atividades sozinho e ficará sozinho em sua cela”, disse Cauwel à rádio RTL.


Obrigado a todos por mais de 9 milhões e 520 mil visualizações!