Uma denúncia culminou no afastamento do padre que comanda a Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel, interior de São Paulo. O sacerdote em questão é João José Bezerra, acusado de agredir uma fiel de 62 anos, dentro da igreja, na noite da última quinta-feira (7).
Ordenado há 17 anos, o padre também é famoso na região que abrange a Arquidiocese de Botucatu pelo talento esportivo, pois é lutador de jiu-jitsu. Inclusive, há publicações da prefeitura e câmara de vereadores de Cerqueira César (SP) que exaltam o religioso como vice-campeão mundial, em 2023, e terceiro colocado em campeonato sul-americano, neste ano.
Na postagem da prefeitura, de dezembro de 2023, o padre João José aparece em fotos com crianças beneficiadas pelo Projeto de Jiu-Jitsu do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Já os vereadores, em junho deste ano, aprovaram uma moção de aplausos para o religioso.
A Arquidiocese de Botucatu usou as redes sociais para publicar uma nota em que lamenta o ocorrido. No texto, a entidade se desculpa e se solidariza com a vítima e familiares, além de confirmar que faz uma apuração rigorosa dos fato e afastou o padre denunciado.
“Desde o início, a Arquidiocese está disponibilizando toda ajuda necessária em relação a todas as despesas médicas decorrentes deste infortúnio [...]. A Arquidiocese colaborará, integralmente, com as autoridades policiais e judiciais competentes para a efetiva apuração da verdade real”, diz a nota.
O Band.com.br não conseguiu contatar o padre João José Bezerra para que ele expusesse os devidos esclarecimentos. O espaço segue aberto para posicionamentos futuros. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não respondeu a nossa reportagem, até a publicação desta matéria.
Band Jornalismo
Obrigado a todos por mais de 9 milhões e 160 mil visualizações!