O furacão Erin alcançou neste sábado (16) a categoria 5 na escala Saffir-Simpson e se transformou em um furacão “monstro e histórico” no Atlântico, afirmam meteorologistas.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), os ventos chegaram a 230 km/h, o que o coloca no patamar mais extremo da classificação.
Essa intensificação foi considerada explosiva. Neste sábado (16), o furacão se avança em direção ao Caribe, e as autoridades ambientais alertam sobre possíveis enchentes repentinas e perfurações de terra.
Erin é o primeiro furacão da temporada no Atlântico deste ano. Ele estava localizado a cerca de 195 quilômetros a nordeste de Anguilla, nas Ilhas Leeward do Norte, uma área que inclui as Ilhas Virgens Americanas e Britânicas. "Erin é um furacão de categoria 4 na Escala de Furacões Saffir-Simpson", informa o relatório NHC.
"Espera-se um fortalecimento rápido contínuo hoje, seguido por flutuações na intensidade durante o fim de semana."O furacão está previsto para virar para o norte até o final de domingo.
Embora os meteorologistas tenham expressado confiança de que Erin permanecerá bem afastado da costa dos EUA, afirmaram que uma tempestade ainda pode causar ondas perigosas e erosões em locais como a Carolina do Norte.
Band Jornalismo
Obrigado a todos por mais de 9 milhões e 160 mil visualizações!