Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping center na cidade de Kut, no Iraque, na noite de quarta-feira (16). Segundo o Ministério do Interior, 61 pessoas morreram, a maioria por asfixia devido à inalação de fumaça. Outras 45 pessoas foram resgatadas do local com vida.
Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro iraquiano, Mohammad Shia al-Sudani, lamentou o ocorrido. A pasta informou que uma equipe médica especializada foi mobilizada para garantir o tratamento dos feridos e que uma investigação técnica seria aberta para identificar a origem das chamas.
“O Primeiro-Ministro ordenou ao Ministro do Interior que iniciasse uma investigação imediata sobre as causas e as circunstâncias. Ele também solicitou uma investigação técnica para identificar quaisquer deficiências e tomar todas as medidas necessárias para evitar a repetição de incidentes semelhantes”, diz o texto.
O governador da província de Kut, Mohammed al-Mayyeh, também disse que as autoridades locais investigam a causa do incêndio. Um processo judicial foi movido contra o proprietário do prédio, bem como contra o proprietário do shopping center. Mohammed, contudo, não especificou quais eram as acusações.
"Garantimos às famílias das vítimas inocentes que não seremos indulgentes com aqueles que foram direta ou indiretamente responsáveis por este incidente", disse o governador, acrescentando que o resultado da investigação preliminar será divulgado em até 48 horas. Na cidade, ele decretou luto oficial de três dias.
CNN Brasil
Obrigado a todos por mais de 9 milhões e 90 mil visualizações!