A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a noite desta segunda-feira (16) já causou estragos em diversos municípios gaúchos. Houve queda de granizo, alagamentos de ruas e rajadas de vento de quase 80 km/h. Famílias precisaram sair de suas casas (saiba mais abaixo).
Nesta terça-feira (17), segundo o MetSul, chove na maior parte do estado, com risco de chuva forte e torrencial, com possibilidade de transbordamentos de arroios e córregos.
Parte do estado gaúcho está em alerta vermelho, de "grande perigo", para acumulado de chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A lista completa de municípios afetados pode ser conferida no site do Inmet.
A Defesa Civil Estadual também emitiu alerta para cheias em arroios e córregos, elevação em rios maiores, enxurradas e alagamentos em perímetros urbanos. A partir de quarta-feira (18), há risco de inundação dos rios Ibirapuitã, em Alegrete; Santa Maria, em Rosário do Sul; e o rio Jacuí, em Cachoeira do Sul.
Em Santa Maria, choveu mais de 120 milímetros nas últimas 24h – quase o total esperado para todo o mês de junho, que era de 138 mm. 24 famílias ficaram desalojadas e precisaram se abrigar nas casas de amigos ou parentes. Já duas famílias ficaram desabrigadas e foram acolhidas no Centro Desportivo Municipal (CDM).
A cidade de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, registrou forte queda de granizo no começo da noite de ontem (16). A prefeita da cidade, Ana Tarouco, disse nas redes sociais que a administração municipal estava preparada para a chuva, mas se surpreendeu com a quantidade de pedras de gelo.
Sbt News
Obrigado a todos por mais de 9 milhões e 40 mil visualizações!

