Um terremoto de magnitude 7.7 na escala Richter atingiu o noroeste de Mianmar na madrugada desta sexta-feira (28). O epicentro do abalo sísmico, detectado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), foi registrado próximo a cidade de Mandalay, a uma profundidade de 10 quilômetros.
O tremor foi o mais forte dos últimos anos no país, superando o de 2016, que alcançou magnitude de 6.8. Segundo o governo, os impactos ainda serão avaliados, mas já há registros de desabamento de pontes, casas e santuários religiosos.
Além de Mianmar, o abalo foi sentido em Bangkok, na vizinha Tailândia. Minutos depois, um segundo tremor foi registrado, dessa vez de magnitude 6.4. Alarmes foram acionados e os moradores foram aconselhados a evacuar edifícios residenciais e comerciais. Todos foram aconselhados a permanecer em espaços abertos até nova ordem.
“Há alguns danos estruturais nas áreas afetadas. Relatos não verificados de um colapso de prédio surgiram logo após o evento, com novas inspeções em andamento”, disse o governo tailandês.
A primeira-ministra, Paetongtarn Shinawatra, convocou uma reunião de emergência para avaliar o impacto do terremoto.
Localizada no Sudeste Asiático, Mianmar está situada perto de uma zona de grande atividade tectônica devido à pressão entre a placa do subcontinente indiano, ao sul, e a placa euro-asiática, ao norte. Em 2016, o país foi atingido por dois terremotos de magnitude superior a 6. Cinco anos antes, um abalo similar resultou na morte de 74 pessoas.
Sbt News
Obrigado a todos por mais de 8 milhões e 830 mil visualizações!