O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta segunda-feira (24), apresenta como principal novidade o monitoramento da barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu/RN. Após batimetria, medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios, o Instituto de Gestão das Águas (Igarn) constatou que Oiticica representa 53,24% da capacidade total das reservas estaduais, o que o torna o segundo maior reservatório do RN.
De acordo com os dados, a barragem acumula 74.731.484 m³, representando 10,06% da sua capacidade total. Com a inclusão de Oiticica entre os reservatórios monitorados pelo Igarn, as reservas hídricas superficiais totais do RN passaram a ter uma capacidade total de 5.290.307.815 m³.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.549.813.704 m³, corresponde a 65,31% da sua capacidade total. Segundo o relatório, sete mananciais permanecem com mais de 70% da sua capacidade total, enquanto outros dez com menos de 10% da sua capacidade total.
O Complexo Oiticica
A Barragem de Oiticica é um dos projetos hídricos mais importantes do Rio Grande do Norte. Além de armazenar água, a barragem tem como objetivo prevenir enchentes na região e garantir água para o Seridó.
Com as obras finalizadas, a inauguração está prevista para o dia 19 de março. O projeto de construção do reservatório para barrar as águas das chuvas durante o inverno e perenizar o Rio Piranhas tem mais de 70 anos. Iniciada em 2013, a primeira projeção de conclusão era para 2015.
Tribuna do Norte
Obrigado a todos por mais de 8 milhões e 750 mil visualizações!