Um raio atingiu a parte superior de um avião que estava no aeroporto de Guarulhos nesta sexta-feira (24), durante as fortes chuvas que caíram na região. Um vídeo mostra o momento exato do choque.
O que aconteceu
Raio acertou o estabilizador vertical do avião. Um Airbus A350-1041 da British Airways estava no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos quando foi atingido pelo raio.
A imagem mostra como a faísca atinge o topo do estabilizador. A cena se repete até o raio permanecer por alguns segundos "conectado" à fuselagem da aeronave.Avião foi inspecionado após o ocorrido.
O voo com destino ao Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres, estava previsto para as 16h20, mas sofreu atraso porque a aeronave precisou passar por inspeção.
Raio em avião é perigoso?
Os aviões modernos são desenvolvidos para não sofrerem com os raios. Milhares de aeronaves são atingidas por raios anualmente, e elas passam por revisões de segurança cada vez que isso ocorre. Estima-se que cada um dos mais de 27 mil aviões comerciais espalhados pelo mundo seja atingido pelo menos de uma a duas vezes por ano.
Se alguém estiver dentro do avião atingido, não sofrerá com a descarga elétrica de um raio devido ao conceito da Gaiola de Faraday. De maneira simplificada, a fuselagem metálica do avião forma um invólucro que conduz a eletricidade à sua volta, mantendo quem está dentro seguro. O raio é conduzido pelo lado de fora da aeronave. Quem está dentro deve sentir só o incômodo do clarão e do som (se for o caso).
Sistema funciona até em aviões cuja fuselagem é feita de materiais que não são tão bons condutores de eletricidade. Nessas situações, materiais como a fibra de carbono encontrada na fuselagem são cobertos com uma fina camada de cobre, além de serem pintados com uma tinta que contém alumínio.
Uol
Obrigado a todos por mais de 8 milhões e 690 mil visualizações!