Pelo menos 70 cidades do Ceará devem registrar chuvas intensas, entre hoje (3) e esta quarta-feira (4), de acordo com aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os acumulados podem chegar a 50 milímetros (mm) por dia, com rajadas de vento de até 60 km/h.
O aviso amarelo, com nível 1 de severidade, é válido até 10h de quarta. De acordo com o Inmet, as precipitações podem abranger municípios das regiões Central, Centro-Sul, do Cariri, Sertão dos Inhamuns e Vale do Jaguaribe.
O mês de dezembro marca o início da pré-estação chuvosa do Ceará, com acumulado médio histórico de 31,3 mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A pré-estação segue até janeiro.
“Nesse período, esperamos maior atividade dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que devem trazer chuvas para o Estado. O escoamento em torno desse sistema meteorológico deve instabilizar a atmosfera no Ceará, motivo pelo qual são esperadas chuvas”, explica o meteorologista Lucas Fumagalli, da Funceme.
O Inmet aponta que nos locais onde há aviso de perigo potencial causado pelas condições meteorológicas há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
Por isso, o instituto lista orientações à população:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Diário do Nordeste
Obrigado a todos por mais de 8 milhões e 550 mil visualizações!