O Rio de Janeiro de Janeiro bateu 40 graus pelo terceiro dia seguido nesta sexta-feira (13). O calor ajuda a espalhar os incêndios, que já atingem a capital. Um gabinete de crise foi montado pelo Corpo de Bombeiros para acompanhar os incêndios que ocorrem em diferentes pontos do estado. Neste ano, houve um aumento de 90% no número de ocorrências do tipo, em comparação com o mesmo período do ano passado. Apenas na quinta-feira (12), 460 focos de incêndio foram combatidos.
“Esse aumento das ocorrências de incêndio florestal está diretamente ligado ao aquecimento global, as ondas de calor e a presença forte do El Nino aqui no estado do rio de janeiro, que acabou propiciando dias de muito calor, muito vento e baixa umidade”, disse Fábio Contreiras, porta-voz dos Bombeiros.
Em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a Polícia Civil investiga se um incêndio que atingiu o Morro das Andorinhas, em Itaipu, foi criminoso. Duas pessoas vistas no local no momento do início das chamas já prestaram depoimentos.
Na quinta-feira, os Bombeiros foram acionados para controlar um incêndio em uma área de mata em Grumari, na zona oeste. Já nesta sexta, outro incêndio atingiu a Pedra da Gávea, entre as zonas sul e oeste da cidade. Os bombeiros ainda tiveram que combater as chamas no Morro dos Tabajaras, em Copacabana, na zona sul.
A mesma combinação entre calor e tempo seco que facilitar o surgimento dos incêndios também e um deságio a mais na rotina dos moradores dessa Rua do Cachambi, na zona norte do Rio, que sofrem com a falta de água há quase três meses.
Band Jornalismo
Obrigado a todos por mais de 8 milhões e 310 mil visualizações!