A cidade de São Paulo foi atingida por volta das 17h30 deste sábado (31) por um apagão de energia elétrica. Às 20h30, três horas depois, o problema persistia em parte dos bairros atingidos, ainda que a concessionária Enel informasse que o serviço tinho sido "normalizado".
As regiões leste, norte e central da capital e parte da cidade de Guarulhos, na região metropolitana, ficaram às escuras. Houve relatos de falta de luz nos bairros de: Tatuapé, Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa, na zona leste; Jaçanã e Vila Maria, na zona norte; e Sé, no centro.
A Enel Distribuição São Paulo informou em nota que às 20h "normalizou" o fornecimento de energia para "todos os clientes". Porém, ainda há relatos de locais sem luz em São Paulo.
De acordo com a Enel, uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão de energia afetou o fornecimento para os clientes. A Enel é responsável pela distribuição mas não pela transmissão de energia.
A empresa informou que trabalhava com "manobras remotas na rede" para reduzir o impacto aos consumidores.
Falha em subestação da Eletrobras Furnas
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou uma interrupção às 17h31 em São Paulo. De acordo com o ONS todos os equipamentos da subestação Guarulhos foram desligados. A subestação é da Eletrobras Furnas. A empresa foi procurada pela reportagem mas ainda não se pronunciou.
Por causa desse problema, houve interrupção das cargas da Enel atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.
O ONS informou que aguarda informações para analisar a causa do problema. "As equipes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível."
Aneel vai investigar o caso
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou em nota, emitida às 19h42, que vai atuar para identificar as causas e apurar as responsabilidades relacionadas ao apagão em São Paulo neste sábado.
A agência acompanha o processo de recomposição das cargas de energia elétrica, que é de responsabilidade do ONS, transmissoras e distribuidoras.
Sbt News
Obrigado a todos por mais de 8 milhões e 270 mil visualizações!