O Blog JS conversou no início desta semana com o chefe da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte(Emparn), Gilmar Bristot, ele falou sobre a previsão do tempo para os últimos dias do ano 2023, e para os primeiros meses do ano 2024.
Final de dezembro!
Gilmar falou que desde a semana passada que já vem ocorrendo chuvas em vários estados da região Nordeste e claro no Rio Grande do Norte, por conta de um vórtice ciclônico que está atuando na Região.
No Rio Grande do Norte as chuvas mais fortes ocorrerão na região Oeste e Seridó, como foi o caso da cidade de Currais Novos-RN que na última segunda-feira (17), registrou mais de 100 milímetros.
Segundo o chefe da EmpaRN o vórtice ciclônico que este atuando sobre a região deve provocar chuvas nas últimas semanas do ano em boa parte da região Nordeste e em todas as regiões do do estado do Rio Grande do Norte.
Isso porque esse sistema favorece a formação de instabilidade facilitando o deslocamento de umidade e assim facilitando a formação de nuvens e consequentemente provocando as chuvas, que geralmente ocorrem com mais intensidade no período da tarde dependendo da região.
Chuvas em 2024!
Para o chefe da EmpaRN, as chuvas que estão ocorrendo nesta segunda quinzena de dezembro que devem continuar até o final do ano como dissemos anteriormente, devem se intensificar nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.
"O Início de janeiro e fevereiro tudo indica que tenhamos boas chuvas, decorrente dos vórtices ciclônicos que acontecem com mais frequência em anos de El Niño. Já para os meses de março abril e maio, nos estamos estudando ainda, mais a Influenza do El Niño. os modelos vem diminuindo as secas, o desvio negativo de chuvas para esses três meses, mais ainda há uma grande incerteza pela influência do El Niño. O El Niño atua impedindo o deslocamento da zona de convergência que é o que faz chover aqui nosso estado, nos meses de março, abril e maio.
O que nos temos dito desde setembro, é que os meses propícios para os Agricultores fazerem suas plantações, principalmente de feijão, é a partir da segunda quinzena de dezembro, janeiro e fevereiro, por conta dessas chuvas que as vezes tem um intervalo de 10 a 15 dias para acontecer. Essas são as informações que a gente tem para esses próximos meses". Ressaltou Gilmar Bristot.
O mesmo aproveitou para desejar um feliz Natal e um ano novo repleto de realizações para todos.
O Blog JS agradece pelas informações e deseja ao mesmo, um feliz Natal e um ano novo abençoado por Deus.
Da Redação do Blog JS!
OBG. A todos por mais de 7 milhões e 560 mil visualizações!