PATROCINADOR MASTER

𝗗𝗘𝗦𝗧𝗔𝗤𝗨𝗘!

Blog JS News - Estudante mata três colegas em escola na Bahia

Compartilhar nas Redes Sociais!

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Blog JS - VOCÊ SABIA! : Tubarão mais velho do mundo tem mais de 500 anos. Confira

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram registrar uma aparição rara do animal mais velho do mundo: trata-se de um um tubarão-da-Groenlândia, que teria idade estimada em 518 anos. A apariação ocorreu nas águas próximas a Belize, no Caribe.

Ou seja, o tubarão nasceu por volta do ano 1505. Encontrar um animal como esse é um evento extremamente raro, seja pela sua baixa densidade demográfica e pelas dificuldades técnicas de gravação.

A primeira filmagem conhecida do tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) em seu habitat natural ocorreu em 1995. Antes desse registro, muito pouco se sabia sobre essa espécie e a as imagens representaram um avanço significativo para a compreensão dessa espécie.

Esses tubarões habitam águas frias e profundas do Ártico e subártico, tornando seu habitat remoto e muitas vezes inacessível para pesquisadores e exploradores.

Vida Longa
O tubarão-da-Groenlândia é conhecido por sua longevidade excepcional, que pode viver entre 400 e 500 anos. A espécie Somniosus microcephalus cresce muito lentamente em comparação com outros tubarões. As águas frias do ártico e a baixa taxa de reprodutividade influenciam sua longa expectativa de vida.

Estimativas indicam que a espécie somente atinge a idade reprodutiva entre 134 e 156 anos. A sua longevidade ultrapassa em muito as tartarugas de Galápagos, que vivem cerca de 100 e 150 anos.

A estimativa da 518 anos para o tubarão foi feita através da análise de anéis de crescimento nas vértebras do tubarão, que podem ser contadas em um esquema semelhantes à contagem de anéis de árvores. Cada banda representa um período de crescimento e, assim, os cientistas podem estimar a idade do tubarão.

O tubarão-da-Groenlândia habita águas frias e profundas do Ártico, um ambiente relativamente estável em termos de temperatura e condições que podem contribuir para a longevidade da espécie.

O predador com cerca de 5 metros de comprimento têm um metabolismo mais lento em comparação com muitos outros tubarões. Isso significa que seu corpo processa a energia de maneira mais eficiente e pode prolongar a vida sua útil.

Esses fatores resultam em uma espécie que, ao longo da evolução, desenvolveu estratégias biológicas que favorecem uma vida mais longa. Ou seja, a longevidade do tubarão-da-Groenlândia é fruto da diversidade de adaptações evolutivas encontradas no reino animal, especialmente em ambientes extremos, como o Ártico.