Uma nuvem incomum foi avistada no início da manhã desta quinta-feira (19) em Mineiros, na região sudoeste de Goiás, e assustou os moradores. A formação atmosférica parecia ‘engolir’ a cidade. A nuvem estava densa, no nível dos prédios e se movendo numa velocidade considerável.
Em entrevista ao POPULAR, o meteorologista André Amorim do Centro de informações meteorológicas e hidrológicas de Goiás (Cimehgo) diz que tudo indica que esse seja um fenômeno raro chamado nuvem rolo. Essa formação é decorrente do encontro de correntes de ventos em altitudes diferentes e que correm em direções opostas, são duas massas de ar com níveis de umidades distintos.
O especialista conta que pelas imagens de satélite foi possível perceber uma massa de maior umidade se aproximando de Mineiros na noite da última quarta-feira (18). Esta formação mais úmida se chocou com uma massa mais quente que estava na cidade, e a diferença de massa tornou o fenômeno possível.
O nome, nuvem rolo, se deve ao movimento circular que a massa realiza ao se mover. Essas formações são baixas, têm entre 100 a 500 metros de altura e, apesar de tocar em alguns prédios, não apresenta nenhum risco.
Em entrevista com meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Brasília, foi reforçada a raridade do fenômeno. Após reunião técnica, a equipe do instituto deu relatório inconclusivo sobre o fenômeno devido à ausência de imagens mais próximas, que possibilitassem uma visão da parte de baixo da nuvem. Como a formação estava num nível muito baixo, os satélites não conseguiam captar imagens da nuvem em si. Entre as hipóteses levantadas pela profissional do Inmet, estava a nuvem rolo.
Ao G1, moradores de Mineiros que presenciaram o fenômeno disseram nunca terem visto nada parecido e se disseram impressionados com a nuvem. “Foi bem rápido, achei interessante, mas também fiquei com medo. Nunca tinha visto. Achei que era o fim do mundo. Os eucaliptos balançaram, mas foi rápido. Realmente de passagem”, compartilhou a moradora.
Fonte: O Popular
OBG. A TODOS POR MAIS DE 6 MILHÕES E 660 MIL VISUALIZAÇÕES.
OBS: OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS LEITORES E NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO SITE.