Agosto terá mais dias ensolarados que os meses anteriores e maior ocorrência de ventos no Rio Grande do Norte, segundo as previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn) divulgadas nesta segunda-feira (1º).
“Com a chegada do inverno no hemisfério Sul, o centro de alta pressão localizado no centro do Atlântico Sul faz com que os ventos cheguem no Nordeste com mais intensidade, condição que não favorece a formação de nuvens de chuvas. Até meados de outubro o potiguar deverá vivenciar o aumento dos ventos e as temperaturas mais amenas”, explicou o chefe do setor de Meteorologia da estatal, Gilmar Bristot.
De janeiro a julho, o Rio Grande do Norte registrou chuvas acima 39% da média histórica para o período. A expectativa era de aproximadamente 618 milímetros, mas foram registradas chuvas acumuladas de 868 milímetros.
Apesar da expectativa de dias mais ensolarados para o mês, foram registradas chuvas em 65 municípios, no primeiro dia de agosto. A previsão da semana é de ocorrência de pancadas de chuva praticamente todos os dias durante as madrugadas e início das manhãs.
“As chuvas poderão aumentar um pouco entre a quarta e quinta-feira, sempre no período noturno e começo das manhãs, momento onde se tem a influência do sistema de brisa. Com a atuação desse sistema, o vento que transporta e distribui a umidade para o território favorece a formação de nuvens de chuva e até a diminuição da temperatura”, comentou Bristot.
G1-RN
OBG. A TODOS POR MAIS DE 6 MILHÕES E 260 MIL VISUALIZAÇÕES.
OBS: OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS LEITORES E NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO SITE.
