PATROCINADOR MASTER

𝗗𝗘𝗦𝗧𝗔𝗤𝗨𝗘!

Blog JS - URGENTE! Incêndio atinge prédio em construção no Recife-PE. Confira

COMPARTILHAR!

sábado, 21 de maio de 2022

Blog JS - Cidade no Cariri Paraibano conhecida como a cidade que menos chove no Brasil, registra chuva de mais de 160 milímetros. Confira

Fortes chuvas foram registradas na sexta-feira (20) em algumas cidades da Paraíba. A cidade de Cabaceiras, no Cariri do estado, registrou 163 milímetros de chuva e o famoso letreiro da ‘Roliúde Nordestina’ veio a desabar durante o temporal.
Cabaceiras também é conhecida turisticamente como um local de gravações de filmes, por ter um clima firme e seco. Lá foram gravados diversos filmes, como 'Cinema', 'Aspirina'' e Urubus', e 'O Auto da Compadecida' foi um dos mais emblemáticos que passou por lá. Por essa atratividade pelas produções audiovisuais, a cidade ganhou o título de ‘Roliúde Nordestina’. A primeira gravação realizada em Cabaceiras foi a do curta “Sob o Céu Nordestino” em 1929.

Ainda na cidade, houve o desmoronamento de uma parte do muro do campo de futebol do município, uma parte do muro do cemitério e também problemas na ponte da entrada da cidade. 

A cidade de Cabaceiras é conhecida por ser a cidade que menos chove em todo o Brasil, onde faz parte da área geográfica de clima semiárido brasileiro, segundo o Ministério da Integração Nacional. A média de precipitações durante todo o ano é de 400mm.

Segundo a diretora de turismo na cidade, Mércia Farias, os fatores climatológicos e as atrações naturais e históricas fazem com que a cidade seja palco de produções audiovisuais. “São diversos fatores que contribuem para que Cabaceiras seja palco para diversas produções. Nós somos a cidade que menos chove no Brasil, então por esse fator, o tempo de luminosidade do sol é muito maior e o risco de chuva é muito pouco. Outro fator são nossos cenários, os naturais e os históricos também, como o Lajedo de Pai Mateus, que atrai muitos cineastas, e a parte preservada do Centro Histórico”, disse.

Chuvas em outras cidades da Paraíba

Outras cidades do estado também registraram uma alta milimetragem de chuvas nas últimas 24 horas. Cidades como Barra de Santana (78.2 mm), Riacho dos Cavalos (76 mm), Sossêgo (75 mm), Belém de Brejo do Cruz (64.8 mm) e Baraúna (65.5 mm) foram algumas cidades que se destacaram com alta precipitação na últimas 24 horas.

A cidade de João Pessoa também registrou fortes chuvas na sexta-feira. Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a capital paraibana registrou 122.6 milímetros entre às 9h de sexta e 9h deste sábado (21). Na Avenida Ban. Sérgio Guerra, em frente ao Espaço do Ser e na Avenida Sanhauá, em frente à CBTU, foi registrado alagamento, com um ônibus que quebrou no local e pessoas tiveram que sair do veículo com a água na altura do joelho. Ainda em João Pessoa, no bairro Castelo Branco, um muro de uma residência desabou e colapsou uma residência, deixando uma família de cinco pessoas desabrigadas. 

G1-PB 

OBG. A TODOS POR MAIS DE 6 MILHÕES E 90 MIL VISUALIZAÇÕES. 

OBS: OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS LEITORES E NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO SITE. 

OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA FORÇA, TMJS!