Lai Xiaomin, o ex-presidente da China Huarong Asset Management Co, empresa estatal de gestão de ativos financeiros, foi executado nesta sexta-feira (29) após ser condenado por suborno em um tribunal em Tianjin. As informações são do jornal estatal Diário do Povo.
Além das acusações de corrupção, o banqueiro também foi condenado pelo crime de de bigamia.
Em um dos casos de corrupção de maior destaque na China, Lai foi considerado culpado de receber ou solicitar subornos totalizando 1,79 bilhão de yuans (cerca de R$ 1,5 bilhão) de 2008 a 2018, quando era um regulador bancário sênior.
Ele foi sentenciado em 5 de janeiro pelo Tribunal Popular Intermediário Secundário de Tianjin, por ordem do Supremo Tribunal Popular da China. Segundo o jornal, antes da execução o banqueiro se encontrou com seus parentes próximos.
O “serviço meritório significativo” de Lai não foi suficiente para lhe render uma punição mais branda, dados os “fatos, natureza, circunstâncias e o grau de dano à sociedade” causados por seus crimes de suborno, disse o Diário do Povo, citando a decisão do Supremo Tribunal .
O presidente Xi Jinping lançou uma campanha anticorrupção quando assumiu a liderança do Partido Comunista no poder no final de 2012. Centenas de autoridades foram processadas desde então. Lai foi expulso do Partido Comunista em 2018.
CNN Brasil
SIGA BLOG JS MATÉRIAS 100% VERÍDICAS.
BLOG👨👩👧👦 JS 📰NOTÍCIAS
MANDE UM OI PARA O
N°9-8890-6282 E PARTICIPE DO GRUPO E DA LISTA DE TRANSMISSÃO DO BLOG.
OBRIGADO A TODOS POR MAIS DE
4.950.000.VISUALIZAÇÕES.
😷PARA EVITAR O CONTÁGIO DO COVID-19, USE MÁSCARA!
OBS: OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS LEITORES E NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO SITE.
SIGA O BLOG JS NO INSTAGRAM!
@blog_js
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA FORÇA, TMJS!
