Pela primeira vez, desde setembro, o Rio Grande do Norte voltou a registrar mais de 200 pacientes internados com Covid-19. Eram 213 até esta quarta-feira (18).
No entanto, enquanto a Secretaria de Saúde do Estado alerta para a necessidade de prevenção, as cidades do estado são tomadas de convites para as festas das vitórias, promovidas pelos candidatos vencedores das eleições do último domingo (15).
Em Caraúbas, a festa aconteceu nesta quarta (19). Raí Saia Rodada animou a festa do prefeito Juninho Alves. E o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ezequiel Ferreira, do PSDB, estava no evento, em cima do trio. Uma multidão acompanhava.
Em Assú, no Oeste potiguar, o convite é para um arrastão puxado por trio elétrico previsto para sexta (20). Quem convida é o deputado estadual George Soares (PL), líder do governo na Assembleia e irmão do prefeito reeleito, Gustavo Soares, que é médico, contraiu o coronavírus, chegou a ficar internado em Natal e quase desistiu da candidatura por causa da doença.
Nesta quinta-feira (19), a Coligação "A União que o povo quer", representada pelos gestores eleitos em Assu, divulgou que o evento "A Festa da Vitória" foi adiada. Segundo a nota, o motivo é o aumento das taxas de Covid-19 no estado, especialmente na região Oeste e no Vale do Açu.
Ainda segundo a nota, uma nova data para o evento será divulgada, quando houver estabilização dos casos.
Na quarta-feira (18), a Inter TV Cabugi perguntou ao deputado estadual George Soares se ele participaria do evento e se ele achava prudente a realização da festa em meio à pandemia, mas ele não respondeu. Apenas disse que o evento poderia ser cancelado.
A Assessoria da Assembleia Legislativa também foi procurada, mas disse que não ia se pronunciar sobre a presença do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, na festa em Caraúbas, por se tratar de política partidária.
O Ministério Público do estado também foi procurado para comentar as festas durante a pandemia. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão informou que o assunto era de competência do Ministério Público Federal. Já o MPF devolveu a questão e disse que era o tema deveria ser tratado pela pasta de Saúde do MP Estadual. O MPRN voltou a ser questionado sobre o assunto, mas não respondeu até a última atualização da matéria.
Pesquisador aponta relação com aumento de casos
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN faz uma relação direta entre as pessoas aglomeradas nas ruas e a subida de casos de Covid. Só nesta semana, já foram mais de 700 novas confirmações.
"A gente vivia um processo de queda e, quando chegou a segunda quinzena de setembro, mais ou menos, quando começaram as campanhas políticas, a gente voltou a crescer. E, desde então, a gente está em uma estabilidade. A gente pode relacionar esse crescimento à fase de campanha política. A gente vai ter uma prova maior em duas semanas, quando tivermos a atualização de todos esses dados, que levam um tempo", afirmou Rodrigo Dantas, pesquisador do laboratório.
A Secretaria de Saúde diz que analisa se os eventos estão mesmo influenciando o aumento das notificações, mas ainda não tem uma resposta definitiva. As aglomerações nos mais diversos municípios acontecem no momento em que 56 cidades do estado estão com taxa de transmissibilidade acima de 2. Ou seja, uma pessoa contaminada pode passar a doença para duas pessoas ou mais.
"Os eventos que aconteceram nas últimas semanas, bem como o comportamento de ida às praias, a retomada econômica e atividades sociais podem ter impacto para a não redução de casos, mas não necessariamente para o aumento que estamos observando nesse momento", afirmou Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica. De acordo com ela, é preciso que os municípios intensifiquem as testagens e a vigilância.
Internações aumentam
Internações por Covid-19
Número de pessoas que estão em leitos públicos e privados
O Rio Grande do Norte entrou em um ritmo crescente de internações por Covid-19 desde o dia 11 de novembro e voltou a ter mais de 200 pacientes com a doença nos hospitais pelo estado. Isso não ocorria desde o dia 1º de outubro, quando eram 207.
Os leitos privados tiveram um aumento significativo. No dia 2 de novembro, no primeiro boletim divulgado no mês, a ocupação das UTIs era de 13%, com 20 pessoas internadas. Atualmente, são 44, mais que o dobro.
Essa ocupação dos leitos críticos chegou a ser de 8% em 24 de outubro, com 13 pessoas internadas.
Fonte: G1-RN e Sesap
DO BLOG JS!
A Sesap ainda tem alguma dúvida que o aumento no número de casos de Covid-19 no estado tem haver com as aglomerações políticas durante os comícios na campanha eleitoral, porque acho que poucas pessoas tem essa dúvida, à maioria tem certeza absoluta.
SIGA BLOG JS MATÉRIAS 100% VERÍDICAS.
BLOG👨👩👧👦 JS 📰NOTÍCIAS
MANDE UM OI PARA O
N°9-8890-6282 E PARTICIPE DO GRUPO E DA LISTA DE TRANSMISSÃO DO BLOG.
OBRIGADO A TODOS POR MAIS DE
4.790.000.VISUALIZAÇÕES.
😷PARA EVITAR O CONTÁGIO DO COVID-19, USE MÁSCARA!
OBS: OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS LEITORES E NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO SITE.
SIGA O BLOG JS NO INSTAGRAM!
@blog_js_noticias_oficial
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA FORÇA, TMJS!

