PATROCINADOR MASTER

COMPARTILHAR!

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

JS - O Presidente Jair Bolsonaro repudiou ato racista sofrido por um entregador em um condomínio de luxo em Valinhos, em São Paulo. Confira

O presidente Jair Bolsonaro repudiou nesta sexta-feira o episódio de racismo contra um entregador em um condomínio de luxo em Valinhos, no interior de São Paulo, depois que um vídeo que mostra o motoboy de 19 anos sendo agredido verbalmente por um homem que mora no local viralizou na internet. Ele defendeu que a miscigenação é uma marca do país e pediu que indignação dos brasileiros sirva para que “atos como esse não se repitam”.

“Independentemente das circunstâncias que levaram ao ocorrido, atitudes como esta devem ser totalmente repudiadas. A miscigenação é uma marca do Brasil. Ninguém é melhor do que ninguém por conta de sua cor, crença, classe social ou opção sexual”, escreveu o presidente na rede social.

“Que a indignação dos brasileiros sirva de lição para que atos como esse não se repitam. Todos somos iguais! Embora alguns trabalhem para nos dividir, somos um só povo! – Meus votos de solidariedade e sucesso ao entregador Matheus, bem como a toda sua família. Deus os abençoe!”, complementou Bolsonaro.

A gravação tem 1 minuto e 36 segundos e se tornou o assunto mais comentado do Twitter nesta sexta. As imagens foram postadas no perfil do Facebook da mãe do jovem agredido que, indignada, se disse interessada em “deixar famoso” o homem de camisa azul que “xingou e humilhou um trabalhador, se achando melhor que ele porque mora em um condomínio de luxo”.

Por volta de 16h da última sexta-feira, o jovem de 19 anos chamou a polícia por se considerar vítima de crime de injúria racial praticado pelo homem, a quem realizava uma entrega de refeição solicitada por meio de aplicativo.

Do outro lado da rua, uma pessoa gravou o momento em que o homem pergunta ao entregador quanto ele ganha por mês. E o ofende dizendo que ele teria inveja da condição social dos moradores daquele condomínio.

“Você nem tem onde morar. Você tem inveja disso daqui. Eu pedi para ele [Matheus Pires] sair fora daqui, e não saiu fora. Moleque, moleque, você tem inveja disso daqui, você tem inveja dessas famílias aqui”, diz o homem, mostrando as casas do condomínio.

E continua:

“Você tem inveja disso”, diz, apontado para a pela branca de seu braço.

O motoboy reage às agressões, dizendo que o morador não o conhece, muito menos sabe de sua condição social. Ele também pergunta se o morador trabalhou para conseguir o patrimônio que tem ou se teria herdado da família.

Acionada, a Guarda Civil Metropolitana foi ao local e deparou-se com uma “tensa discussão entre as partes”, de acordo com o comando do grupamento. Após presenciar mais agressões do morador ao jovem, os guardas decidiram conduzi-lo à 1ª Delegacia de Polícia de Valinhos, onde foi registrado boletim de ocorrência de crime de injúria praticado pelo morador.

O agressor é citado por vizinhos como agressor de outros trabalhadores — entre eles pedreiros que atuavam em obras do residencial e seguranças de um centro comercial próximo ao local. Há dois anos, seu pai registrou em um processo judicial que o filho é doente e que sofre de esquizofrenia.

O GLOBO apurou que o homem mora sozinho na casa alugada na Vila Bela Vista, condomínio fechado de casas com apenas uma rua, em Valinhos. Ele é o mais jovem de três filhos do primeiro casamento de um empresário paulistano que enriqueceu como diretor de uma empresa de tecnologia que detém contratos com vários órgãos de governo.

No vídeo, o morador do condomínio menciona ter herdado parte da riqueza da família, como forma de se diferenciar socialmente do motoboy.

O GLOBO enviou mensagens a vários integrantes da família do agressor, mas eles não retornaram os contatos da reportagem. Dona de uma empresa de eventos corporativos, a madrasta do rapaz disse que o caso seria resolvido apenas judicialmente.

— O caso já está na delegacia, e será resolvido por lá. Realmente prefiro não me envolver com este assunto — disse a mulher.

De acordo com o colunista do Globo Lauro Jardim, a rede de entregas iFood cancelou o perfil de usuário do agressor, após a divulgação do caso. Em vídeo, o apresentador de TV Luciano Huck prometeu dar uma nova motocicleta ao rapaz que foi vítima das agressões.



O Globo

SIGA BLOG JS MATÉRIAS 100% VERÍDICAS.

SIGA👨‍👩‍👧‍👦FAMÍLIA-JS

MANDE UM OI PARA O
N°9-8890-6282 E PARTICIPE DO GRUPO E DA LISTA DE TRANSMISSÃO DO BLOG.

OBRIGADO A TODOS POR MAIS DE
4.550.000.VISUALIZAÇÕES.

😷PARA EVITAR O CONTÁGIO DO COVID-19 FIQUE EM CASA, E AO SAIR USE MÁSCARA!

OBS: OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS LEITORES E NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO SITE.

SIGA O BLOG JS NO INSTAGRAM!

@siga_blog_js_oficial

OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA FORÇA, TMJS!