PATROCINADOR MASTER

COMPARTILHAR!

sábado, 6 de junho de 2020

JS - Ministro do (TCU) disse que os Tribunais de contas do país podem ser responsáveis pela divulgação dos números do novo coronavírus no Brasil. Confira


O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), disse na noite desta sexta-feira (5) que pode propor aos tribunais de contas do país a consolidação dos dados sobre infectados, recuperados e mortos por Covid-19, para divulgação diária até as 18h, diante do que chamou de “novas dificuldades para divulgar dados nacionais”.

“Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da Covid-19, as instituições devem ajudar. Cogito propor ao @TCUoficial e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais para divulgação diária até 18h”, escreveu o ministro no Twitter.

Imagem: reprodução/Twitter

Nos últimos três dias, o Ministério da Saúde passou a divulgar os números de mortos e infectados pela Covid-19 por volta das 22h, e não ao redor das 19h como vinha ocorrendo nas últimas semanas. No início da pandemia, na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), essa divulgação era feita por volta das 17h.

O Ministério da Saúde disse em nota hoje que “analisa e consolida os dados, sendo que em alguns casos há necessidade de checagem junto aos gestores locais”.

Entre terça (2) e quinta-feira (4), o número de registros diários de mortes por Covid-19 no Brasil bateu recordes.

O boletim do Ministério da Saúde desta sexta foi divulgado às 21h41. O Ministério da Saúde confirmou 1.005 mortes decorrentes da Covid-19 no país. Foram registrados nas últimas 24 horas um total de 30.830 casos confirmados da doença do novo coronavírus. No total, o Brasil tem 35.026 mortes decorrentes da Covid-19 e 645.771 diagnósticos.

Hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde não informou oficialmente os números totais de casos e mortes relacionadas à doença no país. O site Coronavírus Brasil, criado pela pasta para disponibilizar as estatísticas da Covid-19, exibe a mensagem “portal em manutenção”.

Por volta das 19h da sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou a jornalistas em Brasília que a divulgação dos dados por volta das 22h busca “dados consolidados”.

O presidente disse que “não interessa” saber de onde partiu a ordem para a mudança no horário de divulgação. “Olha, não interessa de quem partiu. Acho que é justo sair dez da noite. Sair o dado completamente consolidado”, afirmou.

Bolsonaro também citou reportagens publicadas na imprensa a respeito dos números da pandemia do novo coronavírus no país e disse que, “se ficar pronto” antes, o levantamento pode ser divulgado, mas que “ninguém deve correr” para apresentar os dados a tempo de que estes sejam registrados em jornais de veículos de imprensa.

CNN Brasil

SIGA BLOG JS MATÉRIAS 100% VERÍDICAS.

SIGA👨‍👩‍👧‍👦FAMÍLIA-JS

MANDE UM OI PARA O
N°9-8890-6282 E PARTICIPE!

OBRIGADO A TODOS POR MAIS DE 4.370.000.VISUALIZAÇÕES

OBS: O ADMINISTRADOR DOS GPS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS LEITORES.

PARA EVITAR O CONTÁGIO DO COVID-19 FIQUE EM CASA.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA FORÇA.