Na última semana o Ministério da Educação (MEC) anunciou um corte de 30% no repasse às universidades e institutos federais, diversas instituições de todo o Brasil constataram bloqueio de valores. Várias delas emitiram notas informando que, se os cortes se confirmarem, terão de paralisar algumas atividades por exemplo, suspender pagamentos a terceiros, diminuição de aulas de campo, visitas técnicas, projetos de pesquisa e extensão serão prejudicados...
O Blog JS falou com exclusividade com a diretora geral do IFRN Campus Santa Cruz-RN Samira Delgado, e ela explicou de fato o que vai acontecer a partir da confirmação destes cortes:
JS: Como sabemos o assunto do momento e que está deixando todos preocupados é os cortes orçamentários das universidades e institutos federais. No IFRN de Santa Cruz-RN qual será o impacto e o valor que vai deixar de ser investido na instituição?
Samira Delgado: O bloqueio orçamentário anunciado pelo Governo Federal para as universidades e institutos foi de 30% em relação aos recursos aprovados para o corrente ano, o que significa uma redução de 27 milhões no orçamento do IFRN como um todo. O impacto em cada campus ainda está sendo estudado pelo Colégio de Dirigentes (Reitor, Pró-reitores e Diretores Gerais dos Campi), que está vendo a forma de impactar o mínimo possível cada campus. Estimamos que o corte para o campus Santa Cruz será em torno de 580 mil reais.
JS: Na prática o que vai acontecer a partir de agora?
Samira Delgado: Estamos definindo medidas para a redução de custos para nos adequar a esse novo orçamento, mas será muito difícil, pois o corte é muito grande e feito já com o ano em andamento. Teremos que adotar medidas muito duras, com a provável demissão de alguns funcionários terceirizados, diminuição de aulas de campo e visitas técnicas, redução do tempo de uso dos aparelhos de ar condicionado, dentre outras medidas. Os prejuízos para a formação dos nossos alunos serão inevitáveis. Projetos de pesquisa e de extensão serão afetados, além das aulas, especialmente as práticas, pois não teremos como adquirir materiais para os laboratórios.
Js: Como o instituto recebeu essa notícia, vcs já esperavam que isso fosse acontecer ou vcs foram pegos de surpresa?
Samira Delgado: O governo federal já vinha anunciando a possibilidade de cortes, e não havia liberado todo o recurso previsto para o primeiro trimestre, mas não esperávamos que o corte fosse de um percentual tão alto. Esse bloqueio vai inviabilizar a manutenção de todas as atividades do campus.
JS: Tem alguma área em especial que poderá ser mais afetada ou o impacto será de forma geral?
Samira Delgado: O bloqueio não foi feito de forma linear, ou seja, em todas as dimensões do orçamento. A área mais afetada foi a de funcionamento, que é o recurso usado para pagar os contratos de energia, água, internet, impressão, combustível e manutenção dos veículos oficiais, serviços de vigilância, manutenção e limpeza. Para essa dimensão o corte foi de 38,82%. É um corte muito grande, adotaremos medidas bastante rígidas, mas mesmo assim não é garantido que consigamos manter as atividades até o final do ano. Não custa lembrar, que o IFRN Campus Santa Cruz atende toda a região trairi e cidades ciclos vizinhas, e todos os anos vários jovens se destacam com seus projetos. O blog entrou em contato com a Facisa mais não obtivemos respostas, mais estamos a disposição.
📱ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS!👨💻
NOSSO FACEBOOK PERFIL JS.
INTERAJA COM OS GRUPOS
FAMÍLIA JS NO WHATSAPP
📱9-8890-6282📱
OBRIGADO A TODOS POR MAIS DE 3.240.000 VISUALIZAÇÕES
OBS:O ADMINISTRADOR DOS GPS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS AMIGOS.
