PATROCINADOR MASTER

COMPARTILHAR!

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

NA REGIÃO SERIDÓ DURANTE TREINAMENTO AVIÃO ROMPE A BARREIRA DO SOM CAUSANDO UM GRANDE ESTRONDO QUE DEIXOU A POPULAÇÃO "SE CAGANDO TODINHA COM MEDO". CONFIRA

A Cruzex 2018, simulação aérea de exercícios de guerra envolvendo 12 países e mais de 100 aeronaves no Rio Grande do Norte deu o que falar na Região Seridó no último fim de semana. Na sexta-feira (23), o treinamento aéreo executado na cidade de Caicó-RN tornou-se motivo de pânico após um caça supersônico que fazia manobras em velocidades supersônicas na região ultrapassar a barreira do som. Um estrondo foi ouvido em várias cidades da região e causou o maior rebu nas cidades.

O assunto virou pauta nas esquinas, nos bares, no trabalho e, principalmente, nas redes sociais. Todo mundo ficou especulando o que teria sido aquele som tão alto, tal qual ninguém da região havia ouvido antes. Os áudios que passaram a circular no WhatsApp dão uma dimensão do que a população sentiu.


“Gente, eu não vou mentir que eu tô toda cagada, desde a primeira explosão que eu cago” (SIC), disse uma mulher, por áudio que circula no WhatsApp. Já um homem revela que em Caicó “o povo tava tudo assombrado”. Segundo ele, a cidade estava em grande movimento em razão de “uma tal de frics day”, fazendo referência à Black Friday. “O povo correu tudo pra casa com tanto avião arrudiando a cidade. E é uns estrondo muito grande, parece que é os avião de Israel” (SIC), disse o cidadão apavorado.


Apesar do alvoroço, a direção da Cruzex 2018 informou que as aeronaves estavam a cerca de 5 quilômetros de altura e cumpriram todos os procedimentos de segurança previstos para essa manobra de treinamento e que não houve nenhum tipo de risco à população.


E não foi só Caicó que passou pelo susto. Há relatos de pessoas que ouviram o estrondo em cidades como Ouro Branco-RN, Jardim do Seridó-RN, Carnaúba dos Dantas-RN, São José do Sabugi-PB , Santana do Seridó-RN, Acari-RN e Parelhas-RN.


BARREIRA DO SOM
De acordo com a nota emitida pela Cruzex logo após o alvoroço, um avião supersônico é capaz de alcançar velocidades maiores que a do som, ou seja mais de 1234,8 Km/h (Mach 1). O F-16, por exemplo, é um caça que consegue alcançar 2 vezes a velocidade do som – Mach 2.05 (2,175 km/h). 

Quando essas aeronaves atingem a velocidade do som, é o que chamamos de quebrar a barreira do som, e causa um estrondo (estrondo sônico) som associado às ondas de choque criadas por um objeto viajando através do ar com uma velocidade maior que a do som.


Estrondos sônicos geram uma enorme quantidade de energia sonora, soando muito similares a uma explosão. Hoje, quando esses caças atingiram a velocidade de som, estavam bastante baixos, e o som chegou até a “abalar” o chão.

NOTA DO BLOG JS!

Há alguns anos atrás na comunidade Baldo município de Campo Redondo/RN, durante esses treinamentos isso também aconteceu, eu sem saber do que se tratava, quase morri de medo por causa do barulho, eu pensei que tinha sido uma bomba que eles tinham soltado kkklkk.

Fonte: Diêgo Campelo 
Via: Edvaldo 
👨‍💻🌟🌟📱
POR:JS

ACESSE O NOSSO PORTAL DE NOTÍCIAS.
jsblogueiro.blogspot.com. 
INTERAJA COM OS Grupos

FAMÍLIA JS ONLINE I, II & III NO WHATSAPP. 
📱9-8890-6282📱

OBRIGADO A TODOS POR MAIS DE 2.790.000 VISUALIZAÇÕES.

OBS:O ADMINISTRADOR DOS GPS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS AMIGOS