Os meios de comunicação seguem como principal canal para informação e o Brasil é osegundo país com maior confiança nos veículos. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. De acordo com o estudo, 60% dosentrevistados no Brasil confiam nas notícias veiculadas pelas empresas de comunicação — atrás apenas da Finlândia, com 62%.População do Brasil é a segunda que mais confia na mídiaO relatório mostra que as redes sociais vêm sentindo os reflexos negativos da proliferação de notícias falsas, as chamadas 'fake news', o fez com que o Facebook, por exemplo, perdesse espaço em vários países.Aplicativos de mensagens ganharam espaço, inclusive no Brasil, por serem um conteúdo mais privado e não haver o filtro através de algoritmo, como no Facebook.No ano, foi registrado um aumento de 7% entre a população que usa o WhatsApp para compartilhar e acessar notícias, o que resultou em 46% dos entrevistados utilizando a ferramenta para este fim. Já o Facebook, que é dono do WhatsApp, é a opção de 57% dos entrevistados, enquanto opercentual era de 69% em 2016.Segundo o estudo, 40% dos entrevistados elogiaram o trabalho das empresas de comunicação separando fatos de boatos. Contudo, o número cai para 24% quando o questionamento é sobre os esforços das redes sociais em distinguir as notícias falsasdas verdadeiras.Além da confiança, o estudo aponta tambémmudanças na forma de consumir notícias pela internet. Os celulares ultrapassaram os computadores como o principal dispositivo usado para acessar notícias no Brasil pela primeira vez. Segundo a pesquisa, o uso de smartphones para ler notícias nas regiões urbanas no Brasil chegou a 65%, contra 62% dos computadores. Fonte:Tribuna do Norte.
Por:JSBLOGUEIRO.
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