COPA DO MUNDO 2026

COPA DO MUNDO 2026

sábado, 22 de abril de 2017

ALERTA MÁXIMO:JOGO DA MORTE "BALEIA AZUL" PREOCUPA INSTITUIÇÕES NO RN. CONFIRA.

O polêmico ‘Jogo da Baleia Azul‘ – que tenta virtualmente induzir seus participantes ao suicídio ao final de 50 desafios – também preocupa famílias e instituições no Rio Grande do Norte.Nesta quinta (20), a Promotoria de Defesa da Infância e Juventude da comarca de Macau, distante 170 quilômetros de Natal, deu início a um trabalho de proteção e orientação aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes da cidade. Lá, pelo menos duas adolescentes, uma de 13 e outra de 14 anos, já estariam envolvidas.

O Conselho Tutelar, que colaboracom o trabalho de prevenção, foi chamado pelas escolas onde as meninas estudam.Segundo o Ministério Público do Estado, a partir de uma denúncia anônima, se tomou conhecimento de possíveis vítimas do jogo em Macau. “E, como forma de investigar os fatos, a 1ª Promotoria de Justiça, através da representante ministerial, promotora de Justiça Isabel de Siqueira Menezes, buscou o Conselho Tutelar a fim de adotar as primeiras providências junto às famílias”.

Uma promotora de Justiça de Macau, acompanhada de uma assistente social do MP e do presidente do Conselho Tutelar da cidade foram às rádios locais prestar informações sobre o jogo. O objetivo foi esclarecer a população sobre os perigos do uso indiscriminado da internet por crianças e adolescentes, bem como os meios de proteção e ajuda às eventuais vítimas.

O documento será publicado nas escolas, bem como em toda rede de atendimento municipal.VítimasUma equipa daInter TV Cabugitambém foi a Macau. Lá, conversou com as famílias das duas adolescentes.A mãe da garota de 13 anos contou que percebeu cortes no braço da filha e, no dia seguinte, foi chamada à escola pela diretora.

Ela contou que a filha é uma menina séria, fechada e que não gosta de conversar com ninguém.Já a mãe da adolescente de 14 anos contou que entrou em choque quando descobriu o que estava acontecendo com a filha. “Eu simplesmente surtei, enlouqueci. Procurei a escola”, acrescentou.

No colégio, a diretora revelou que foram os próprios colegas de turma que alertaram para o que estava acontecendo.As duas escolas dizem que já tomaram medidas para tentar identificar que está propondo os desafios às estudantes. “Nós chamamos o Conselho Tutelar para que fossem feitos registros dessas situações. Queremos descobrir quem está a frente desses grupos”, disse uma das diretoras.Valorização da VidaNo Rio Grande do Norte, o Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e preventivo ao suicídio.Os atendimentos são feitos pelo telefone (84) 3221-4111, de forma gratuita. De acordo com Ciro Sampaio, coordenador do CVV em Natal, o serviço recebe cerca de 2 mil ligações por mês.

Contudo, nas duas últimas semanas, o número de ligações aumentou em mais de 30% – todas relacionadas ao jogo da Baleia Azul.RecomendaçõesAs recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira.

Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos comoo da Baleia Azul.Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.

O G1 ouviu especialistas que dão dicas de como lidar com o tema:
Uma das principais é ficar  atento à mudança de comportamento. Uma mudança brusca de comportamento pode ser sinal de que a criança ou o adolescente esteja sofrendo com algo que não saiba lidar, segundo Elizabeth dos Reis Sanada, doutora em psicologia escolar e docente no Instituto Singularidades.
Fonte:São Miguel em Alta.
Por:JSBLOGUEIRO.

OBRIGADO A TODOS, PELAS MAIS DE 810 MIL VISUALIZAÇÕES.

ACESSE O NOSSO PORTAL DE NOTÍCIAS.jsblogueiro.blogspot.com.E TAMBÉM INTERAJA COM O GRUPO DO BLOG NO ZAP9-8890-6282

OBS:O ADMINISTRADOR DO GRUPO NÃO É RESPONSÁVEL PELOS COMENTÁRIOS DOS AMIGOS.