BRASÍLIA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) bateu o martelo nesta terça-feira sobre umaconta de R$ 62,2 bilhões para pagamento de indenizações a transmissoras de energia e que deverá ser cobrada pelas contas de luz até 2025.
Em 2012, ao determinar a redução das contas de luz em 20%, a ex-presidente Dilma Rousseff renovou os contratos de geração e transmissão de energia reduzindo areceita dessas empresas. No caso das transmissoras mais antigas, o governo reconheceu que parte dos investimentos não foi amortizada e,portanto, as empresas teriam direito a indenizações.
Foi com base nessa premissa que muitas transmissoras decidiram aderir à proposta de renovação de contratos com receita menor.No Rio de Janeiro, a estimativa da Light é que a indenização a transmissoras tenha impacto de 4,53 pontos percentuais na tarifa. Aestimativa da Aneel é que a distribuidora terá reajuste de 12,36% para todas as categorias deconsumidores (residencial, comercial e industrial).
A previsão do mercado para o aumento da tarifa residencial é de 8,55%.Em todo o país, a indenização deverá pressionar as contas em 7,17%, mas isso não significa que a conta ficará 7,17% mais cara. O valor final do reajuste dependerá deoutros fatores que interferem na tarifa e isso varia de acordo com cada distribuidora.
Fonte:O Globo.
Por:JSBLOGUEIRO.
OBRIGADO A TODOS, PELAS MAIS DE 600 MIL VISUALIZAÇÕES.
ACESSE O NOSSO PORTAL DE NOTÍCIAS.jsblogueiro.blogspot.com.E TAMBÉM INTERAJA COM O GRUPO DO BLOG NO ZAP9-8890-6282.
OBS:O ADMINISTRADOR DO GRUPO NÃO É RESPONSÁVEL PELOS COMENTÁRIOS DOS AMIGOS.